top of page

Qual a importância e a diferença de acrescentar ovos nas receitas das massas?


Todos nós sabemos que os ingredientes normalmente usados para as receitas de pães são a farinha de trigo, fermento, água e sal. Em alguns casos, como um adendo para deixar a receita ainda mais especial, muitos padeiros costumam usar óleo, ovos, açúcar e algumas frutas, deixando os pães ainda mais saborosos e com diferentes texturas. Mas e aí? Você sabe qual é o papel do ovo nas listas de receitas dos padeiros?

Com certeza, você já deve ter ouvido falar do valor nutritivo dos ovos em variadas receitas, como benefícios imunológicos, combate à anemia e o controle do colesterol. No entanto, para além dos benefícios para o nosso organismo, os ovos também apresentam suas funções diversas nas receitas, como agente de fermentação, por exemplo.


Pães com ovos, em seu processo de produção, crescem duas vezes mais rápido do que pães sem o tal aditivo nas receitas. A gordura contida na gema, naturalmente encurta os fios na teia do glúten, consequentemente aumentando sua elasticidade. Esse processo resulta rapidamente em uma massa mais macia e uma casca de pão mais descansada.

As gemas dos ovos, em especial, podem adicionar mais sabor à receita de padaria, enquanto a clara pode dar um toque de leveza ao resultado final do pão. Sem falar que, tanto os lipídios e as proteínas contidas na gema do ovo, também podem adicionar cor à casca do pão.

Boa parte das receitas de pães dispensam o uso dos ovos. No entanto, uma vez adicionado à receita, o ovo pode enriquecer duas vezes mais o sabor do pão e propor uma textura mais macia ao produto final, deixando-o com a cara impecável para quem for consumir.


Agora que você já está mais por dentro sobre como o papel do ovo é importante na receita de um pão delicioso, não deixe de selecionar ingredientes de qualidade e confiança. Conheça os Ovos Cascavel e entenda o porquê do nosso valor nutritivo na sua receitas.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page