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Ovo na dieta: qual a melhor forma de ganhar massa muscular?


Estudos feitos nos Estados Unidos mostram que o consumo total do ovo (gema e clara) é mais eficiente para o aumento de massa muscular.


Quer saber o porquê?


A dieta à base do ovo é apoiada no consumo de ovos em todas as refeições principais do dia, café da manhã, almoço e jantar, o que pode aumentar a quantidade de proteínas na dieta.


Esse nutriente pode ajudar a diminuir a fome antes das refeições, reduzindo a quantidade de ingestão de alimentos e promovendo o emagrecimento e consequentemente o ganho de massa muscular.


No entanto, antes de fazer uma dieta para emagrecer ou para ganhar massa muscular, é aconselhado passar por uma consulta com um nutricionista para avaliar as necessidades nutricionais do seu corpo, assim podendo elaborar um plano alimentar individualizado.


É importante lembrar que a ingestão exagerada de proteína animal não faz com que o indivíduo que adota a dieta ganhe mais massa muscular. Cada corpo tem seu limite de utilização de proteína.


Alguns estudos identificam que é possível alcançar a síntese proteica máxima (importante para hipertrofia) com a ingestão de 20g de proteínas de alto valor biológico por refeição.


Para isto, algumas pessoas, de acordo com sua massa corporal, volume e intensidade do treino, necessitem de valores maiores (20-40g).


Lembre-se o método proteico é estimulado com a ingestão de proteínas somente até certa medida. Aumentar essa quantidade, acima do ideal, via suplementação ou alimentação não potencializa o processo proteico e hipertrofia muscular.


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