top of page

O que fazer para conservar os ovos por mais tempo?


Uma das perguntas mais comuns que podem circular na internet a respeito dos ovos de granja é sobre seu tempo de armazenamento.


Sabemos que, antes de chegar às nossas casas, o produto já passou um determinado tempo à venda no comércio e assim precisamos armazenálo de modo que não estrague e nem passe do período correto de consumo do alimento.


Mas, afinal, o que fazer para manter o produto com mais tempo de conservação?


Sem dúvidas, a forma mais eficaz de armazenar os ovos de granja é por meio da refrigeração. Manter o produto em conserva na geladeira em embalagem fechada pode evitar que os ovos absorvam, além do cheiro, a umidade e o calor que leva ao apodrecimento do produto no dia a dia.


Muitos consumidores questionam o porquê que a porta da geladeira não é a melhor opção para armazenamento e, sim, não é a melhor opção de local para a refrigeração.


O ideal é guardá-los no fundo da geladeira, onde eles sofrem menos exposição ao calor no abre-e-fecha da porta.


Em resumo, a recomendação para conservar os ovos no refrigerador tem mais a ver com a manutenção da temperatura do que com o frio.


Embora a conserva seja de mais duração na geladeira, o tempo ideal para o consumo dos ovos é em até 10 dias, respeitando a data de validade impressa na embalagem ou na casca, considerando o prazo para ingestão do alimento.


E como armazenar o produto sem a casca?


Por diversas vezes, erramos na quantidade de ovos ditas na receita e não queremos estragar o produto jogando fora, sendo assim a melhor opção é refrigerar sem a casca.


Nesse caso, coloque os ovos crus que você já retirou de suas cascas em um recipiente fechado. Refrigere as gemas cobertas com água para evitar que sequem e drenem os nutrientes e líquidos contidos no alimento.


No entanto, sem as cascas, o produto irá durar por menor tempo, então o ideal é que o consumo seja feito em até 4 dias.


Simples, não é mesmo?


Agora que tiramos algumas dúvidas sobre o armazenamento dos ovos de granja, leve para o seu dia a dia todo processo de mantê-lo em conserva e aproveite o consumo do produto sem tantas preocupações. Afinal, o cuidado com a alimentação que consumimos é uma recomendação diária e muito tem a ver com a nossa saúde alimentar.

22 visualizações0 comentário
bottom of page